Planejamento Estratégico da Qualidade Indicadores de Desempenho
Objetivo do Curso:
Desenvolver o Planejamento Estratégico da Qualidade, utilizando Indicadores de Desempenho, permitindo que a organização meça seu desempenho e identifique oportunidades de melhoria estrategicamente importantes.
Público Alvo:
Diretores, Gerentes, Chefias, Supervisores.
Programa:
- 1ª Fase - Planejamento Estratégico da Qualidade: Indicadores de Desempenho
- Formação da Equipe Interdisciplinar de Planejamento Estratégico;
- Definição / Confirmação da Missão da Empresa;
- Identificação dos Clientes;
- Listagem, agrupamento e classificação das expectativas dos clientes;
- Identificação dos Benchmarks;
- Estabelecimento dos Imperativos Estratégicos Quantificáveis (Indicadores de Desempenho da Organização);
- Indicação dos Incentivadores dos Indicadores de Desempenho.
- 2ª Fase - Planejamento Operacional de Processos
- Formação da Equipe Interdisciplinar de Melhoria de Processos;
- Definição dos Processos;
- Mapeamento dos Processos;
- Listagem dos processos chave em potencial;
- Alinhamento dos Indicadores de Desempenho (definidos na 1ªfase) com os Processos Chave;
- Seleção dos Elementos Chave Mensuráveis;
- Indicação dos Incentivadores dos Elementos Chave;
- Coleta de dados existentes sobre os elementos mensuráveis;
- Preparação da apresentação dos quantificadores;
- Correlacionamento dos quantificadores.
- 3ª Fase - Implementação de Melhorias: Plano de Ação
- Identificação das Melhorias;
- Formação das Equipes de Melhoria Contínua;
- Gráfico de Tendências e Linha de Metas;
- Gerenciamento das Atividades de Melhoria (8D);
- Análise crítica e classificação de oportunidades de melhoria;
- Árvore de Implementação detalhada.
Carga Horária: 16 horas