Gestão pela Qualidade
Objetivo do Curso:
Melhorar contínuamente a produtividade em cada nível de operação e em cada área funcional de uma organização, utilizando todos os recursos financeiros e humanos disponíveis.
Público Alvo:
Diretores, Gerentes, Chefias, Supervisores, Técnicos, Analistas e Administradores.
Programa:
- Organização com Enfoque na Qualidade Total:
- Conceito de produto, cliente e qualidade;
- Princípios da Qualidade Total;
- Roteiro para o Planejamento da Qualidade Total;
- Gerenciamento da Qualidade: definição, necessidade;
- A trilogia da Qualidade: Planejamento, Controle e Aperfeiçoamento;
- Administração da Qualidade Total: propósitos, organização;
- Competitividade através da Qualidade Total: voz do mercado, voz da organização, voz dos processos;
- Ciclo PDCA;
- Ferramentas para a Qualidade.
- Gerenciamento da Qualidade:
- Elementos fundamentais: visão organizacional, diretrizes gerais, prioridades corporativas, hipóteses de base, análise do sistema organizacional;
- Participação dos níveis operacionais da empresa;
- Relacionamento com os fornecedores externos;
- Relacionamento cliente/ fornecedor interno;
- Equipe multifuncional: uma ferramenta de produtividade e qualidade;
- Implementação das ações corretivas e preventivas.
- Gerenciamento da Mudança:
- Cultura corporativa;
- Cultura na área operacional;
- Conhecimento tácito versus conhecimento explícito;
- Auto controle;
- Processo decisório e criativo em grupo.
Carga Horária: 16 horas